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sexta-feira, 6 de julho de 2007

ALIMENTAÇÃO PARA O DIABÉTICO

A dieta deve ser balanceada de forma a propiciar uma mistura de carboidratos, gorduras e proteínas. Uma dieta equilibrada pode suspender os sintomas (boca seca, emagrecimento, inchaço, diurese aumentada etc), estabilizar os níveis de açúcar nos sangue e reduzir o risco de complicações.
Aqui estão algumas dicas:
- Sua dieta deve ser distribuída em 6 refeições ao dia : café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia noturna (a alimentação dever ser feita em intervalos de 3 a 4 horas)
- Evite grandes quantidades de alimentos em uma só refeição, fazendo refeições fracionadas e em pequenos volumes;
- Aumente a quantidade de frutas, verduras e legumes da sua dieta e diminua a quantidade de massas, arroz, feijão, pães, frituras e gorduras em geral;
- A alimentação deve ser variada e balanceada, ou seja, uma dieta balanceada deve ser composta por um alimento protéico (carnes, leite e derivados, ovos, feijão e outras leguminosas), um energético (massas, pães, cereais em geral, ) e um regulador (frutas, verduras e legumes)
- Lembre-se que os energéticos devem ser consumidos em menor quantidade e os reguladores em maior quantidade;
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Substitua o açúcar por adoçante, e doces e refrigerantes por equivalentes dietéticos;
- Prefira sempre alimentos cozidos, assados ou grelhados aos fritos;
- Procure comer devagar e mastigar bem os alimentos, demore pelo menos 20 minutos para realizar uma refeição;
- Bebidas com teor alcóolico devem ser evitadas;
- Aumente a quantidade de fibras na sua alimentação, pois além delas atuarem na saciedade, auxiliam na regularização da função intestinal e mantém uma glicemia controlada;
- Procure realizar alguma atividade física a fim de obter melhor aproveitamento da insulina que seu corpo produz;
- Além do açúcar evite também todo alimento que contenha sacarose como doces, refrigerantes, bolachas doces, produtos que já contém açúcar (por exemplo: nescau), bem como sucos artificiais.
- Sempre analisar os rótulos dos alimentos a fim de verificar se há existência de açúcar;
- Evitar o consumo de diferentes tipos de carboidratos em uma mesma refeição (arroz com batata, macarrão com arroz);
- Utilizar produtos diet, pois são isentos de açúcar;
- Controlar peso e glicemia.
Fonte: Lidiê Costa - Nutricionista (Campinas - SP)

2 comentários:

Sônia Maria disse...

Oi amiga!
Suas instruções são sempre muito relevantes.
Muito Obrigada por dividi-las conosco.
Acho que aquela rosa deve ser bastante trabalhosa...kkkk. ..Por isso eu ainda não a fiz... Mas é uma obra de arte...
Abraços com carinho,
Sônia Maria

Sonhos de Crochê disse...

Cirlei, obrigada pela visita. Foi muito bom visitá-la. As informações contidas em seu blog são importantíssimas. Adorei! Virei sempre.
Beijos
Rita de Cassia