OLÁ AMIGAS (OS) !!!

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APOSTILAS DISPONÍVEIS

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Se tiverem interesse em adquiri-las , entre em contato comigo que darei todas as explicações.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA

ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA

COMO DEVO COMER?
Uma alimentação equilibrada é aquela que contém todos os nutrientes: carboidratos ou açucares, proteínas, gorduras, sais minerais, vitaminas, fibras vegetais e água.
COMO COMPOR UMA ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA?
Incluindo em todas as refeições um alimento de cada grupo alimentar:
Energéticos
Fontes de Carboidratos (Glicose): cereais, como arroz, milho, trigo, aveia, centeio, cevada e seus produtos (farinhas, pipoca, pão, macarrão, massas, biscoitos) e tubérculos como batata, batata-doce, mandioca, mandioquinha, cará, inhame.
Fontes de Gorduras: óleos vegetais, margarina, frutas oleaginosas, (amendoim, nozes, castanhas, avelãs, amêndoas).
Construtores
Fontes de proteínas: carnes de boi, aves, peixes, frutos do mar, ovos, leite, queijos, iogurte, coalhada, leguminosas como feijões, lentilha, grão-de-bico e soja.
Reguladores:Fontes de vitaminas: sais minerais, fibras vegetais e água: verduras, legumes e frutas.
VEJA COMO COMPOR UMA REFEIÇÃO EQUILIBRADA:
Arroz = Energético
Feijão = Construtor
Frango Assado = Construtor
Salada de Alface, Tomate ou Pepino = Reguladores
Laranja = Regulador
Óleo para o preparo = Energético
DOIS ALIMENTOS DE CADA GRUPO

UM LANCHE OU CAFÉ DA MANHÃ
Leite = Construtor
Pão = Energético
Mamão = Regulador
UM ALIMENTO DE CADA GRUPO

1-O equilíbrio nas refeições garante boa nutrição e melhor controle da glicemia.
2-Fracione os alimentos em várias pequenas refeições.
3-Insulinos-dependentes devem ajustar o horário e as quantidades de alimentos ao seu esquema de insulina.
4- Os não-insulino-dependentes devem fazer no mínimo 4 refeições diárias.
ISTO FACILITA O APROVEITAMENTO DOS NUTRIENTES E POSSIBILITA GLICEMIAS MENORES APÓS AS REFEIÇÕES.

ESTEJA ATENTO AO CONSUMO DESSES ALIMENTOS:
Fibras Vegetais: São nutrientes importantes para a saúde do aparelho digestivo e prevenção de algumas doenças como prisão de ventre, hemorróidas, gastrite, colite e mesmo os tumores do aparelho digestivo.Colaboram para controlar os níveis de gordura no sangue (colesterol e triglicérides) e de glicose, evitando glicemias muito altas.Fibras macias são responsáveis pelo menor aproveitamento da glicose e das gorduras durante a digestão. Os alimentos que oferecem estas fibras são:
Leguminosas (feijões, ervilhas, lentilha, grão-de-bico e soja);
Cascas e bagaços de frutas;
Legumes e verdura;
Aveia e cevada
INCLUA ESTES ALIMENTOS EM SUAS REFEIÇÕES.
Gorduras e Colesterol: O alto consumo de gorduras favorece o aumento dos seus níveis no sangue e de doenças decorrentes disso.
REDUZA O CONSUMO DE GORDURAS EM GERAL.Prepare os alimentos em óleos vegetais, como os de soja, arroz, girassol, gergelim, canola ou oliva.Evite carnes gordas, embutidos, queijos gordos, creme de leite, maionese e manteiga. Estes cuidados preventivos poderão evitar complicações do Diabetes.
Sódio: Largamente encontrado no sal de cozinha, alimentos industrializados e de origem animal, o sódio é um componente importante para o desenvolvimento da hipertensão arterial (pressão alta) e, portanto, deve ser consumido com moderação.
1-Reduza a adição de sal no preparo de alimentos.
2-Evite adicionar sal ao alimento já preparado. Tire o saleiro da mesa.
3-Evite temperos e molhos industrializados, que contenham sal como conservante. O mesmo é válido para os alimentos em conserva.
4-Prefira temperos e alimentos frescos e congelados. Abuse de ervas aromáticas, alho, cebola e cheiro verde.
5-Alguns adoçantes à base de sacarina e ciclamato contêm alto teor de sódio. Não abuse do adoçante e de outros produtos dietéticos.
Se não houver qualquer outro problema de saúde, associado ao diabetes, não será necessário o uso de sal hipossódico ou dietético. Açucares (refinado, cristal e mascavo), mel, doces, refrigerantes contribuem de forma acentuada para o descontrole da glicemia. O ideal é evitar esses alimentos. O álcool também contribui para o descontrole da glicemia. Produtos dietéticos devem ser consumidos sob orientação do nutricionista ou médico. Verifique na embalagem se o produto é indicado para diabéticos.
CONSULTE UM NUTRICIONISTA E SEU MÉDICO
Fonte: NovoNordisk

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi Cirlei!
Seu blog está muito legal, com ótimas dicas e deliciosas receitas.
Continue postando novidades.

Bjs,

Fátima (fafavirtual@gmail.com)

εïз Andrea Cris εïз disse...

Olá Amiga Querida
Obrigada pela visita fiquei muito Feliz
Adorei a postagem....
PARABENS
BOM FINAL DE SEMANA
Bjs
Andrea

·Márcia· disse...

ótima postagem!!!
vou te linkar para acompanhar as novidades.
bjos!!!
Márcia